Sonda Chinesa inicia coleta de Rochas Lunares



 

Sonda lunar Chang'e-5 enviada pela Administração Espacial Nacional da China iniciou a coleta de rochas na superfície da Lua

 

O procedimento começou nesta Quarta feira dia 02 de Dezembro de 2020, conforme informações da Agencia. Após o pouso da sonda na região inexplorada conhecida como Oceanus Procellarum, na face visível da Lua, executou os procedimentos padrões e começou a coleta.


Ao estilo Armagedom!

A sonda faz a extração do material de dois meios diferentes, atravez de uma broca, no qual perfura o solo retirando amostras e com um braço mecânico, que pega as amostras e o coloca diretamente no compartimento de ênfase e transporte.

Segundo informações, a operação será efetuada durante o período de 14 dias, o que equivale a um dia lunar. Após finalizada, a amostra de 2 kg de regolito, nome dado ao material escavado, será enviado para o modulo de subida, para voltar a Terra.


Programa espacial

    Esta é a quinta parte do programa espacial chinês chamado Chang, que ja realizou outros feitos memoráveis como pousar um robo no lado escuro da lua, e entre outras pretensões, a China tambem pretende instalar uma base Lunar até o fim da década.

 

Fonte: Tecmundo e outras.

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/207655-chang-5-inicia-coleta-rochas-superficie-lunar.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alien Worlds - Vale a pena?

Sabe da onde vem o corante vermelho?

Desvendando o TOR