Ray tracing - Você sabe o que é ?

Tecnologia já conhecida da turma do cinema, agora está tomando de assalto o mundo dos games, e cara, como faz diferença!

 

    Traduzindo ao pé da letra, significa Traçado de Raios, é um algoritmo de  computação  gráfica  para renderização de objetos tridimensionais, baseados nas fontes de iluminação diretas e indiretas presente na cena.


Visualmente, seria isso.

Brabo!


Essa tecnologia já era empregada a algum tempo pela industria cinematográfica, que utiliza em pós produção, aplicando os efeitos de iluminação, explosão e um monte de outras coisas,  o que exige bastante processamento gráfico.

Processamento gráfico que agora esta a disposição dos computadores domésticos, que receberam uma nova geração de placas de vídeo como por exemplo a placa gráfica geforce rtx 3080, que atualmente é a placa de vídeo "domestica" mais potente existente. (Há algumas controvérsias... mas de modo geral o titulo fica com ela).



Futuro

    Já existe um algoritmo mais elaborado chamado Path Tracing, que é uma evolução natural do Ray Tracing que analisa o percurso dos raios de luz a partir do pondo do observador calculando iluminação direta, indireta, sombra, rebotes e iluminação difusa, conferindo a cena realismo nunca antes visto.

 

Fonte: Wikipédia,  Nvidia e outras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alien Worlds - Vale a pena?

Sabe da onde vem o corante vermelho?

Desvendando o TOR