SR-71 Blackbird – A lenda dos céus.



Um dos mais icônicos aviões da historia, o SR-71 fabricado pela Lockheed Corporation acumula também a façanha de nunca ter sido abatido em combate.


          E ao contrario do que muitos pensam, o SR-71 não era um avião de combate, e sim uma aeronave de reconhecimento, mesmo porque ele voava mais rápido e mais alto do que os misseis da época, tornando um alvo praticamente inatingível.

SR-77 dos X-men.

M.I.A? (Desaparecido em combate)

Das 31 unidades oficialmente produzidas pela Lockheed para o governo norte americano, nenhuma delas foi abatida ou se quer avariada em missão. Contudo destas 31 unidades, 12 foram perdidas em exercícios de treinamento.(Será?)
Produzidos em 1964, seu primeiro vôo foi em 22 de Dezembro deste mesmo ano. Com uma folha de serviços invejável, a força aérea americana aposentou o BlackBird em 1990, reativando duas unidades entre os anos de 1995 a 1997 .


Irmãos?

          O Projeto SR-71 era uma variação de uma família de aviões que a divisão interna da Lockheed  conhecida como Skunk Works trabalhava. Nessa família haviam também o A-12, YF-12, M-21 e SR-71. E é claro como menção “Honrosa” o SR-77, o X-jato dos X-men.

Fonte: Wikipedia e outras.
Comenta aí pode ser? ()