Qual a bebida Alcoólica mais antiga?




Se você respondeu vinho, errou feio. Diferente do que pensamos a bebida alcoólica mais antiga que se tem registro é o Hidromel.


          Não tão famoso assim por estes lados, o Hidromel é a bebida alcoólica mais velha que se tem registro na historia da humanidade, com cerca de pelo menos 10 mil anos, contra “apenas” 8 mil anos do vinho.

Bom e velho JAOM fermentando.

Receita

O Hidromel primitivo que consta nos registros históricos vem da época que o ser humano era nômade. Ao encontrar colmeias, ele misturava o mel em sua água e passava a carregar consigo. Ao juntar as bactérias do próprio ar, junto com sua saliva a água fermentava, criando assim uma bebida fermentada que passou a ser chamado de hidromel.
O processo do vinho, por se tratar de uma aprimoramento das técnicas de fermentação surgiu cerca de 2 mil anos depois quando o ser humano já não era mais nômade.


Servido um melomel?

          Existem inúmeras receitas de hidromel, mas segundo especialistas todas se encaixam em uma das 10 classes da bebida, que é apreciada principalmente na Europa e Ásia. Segundo os Vikings, o hidromel é a bebida dos deuses, e seria esta a bebida “magica” do Asterix.

Fonte: Destemperados e outras .
Comenta aí pode ser? ()