Por que sentimos medo?




É um reação obtida a partir de uma situação física ou mental que serve para nos deixar em alerta.


          Todos nós em algum momento da vida já tivemos medo de alguma coisa, e isto nada mais é do que uma resposta natural do cérebro a alguma situação adversa que pode ser sinal de perigo, então como num sistema de auto preservação, o medo nos impede de nos expormos ao perigo.

Cena do filme Psicose.

Terror Psicológico?

O medo não  vem de situações físicas como subir em algum lugar alto, mas também se situações que seu cérebro julga potencialmente perigosa, o que é muito explorado nos filmes como por exemplo na clássica sena em que o protagonista tem que descer até o porão escuro.
O medo se manifesta mentalmente como ansiedade, ou seja um medo em antecipação a uma situação que pode ou não acontecer. A enfase no medo também é chamada de PAVOR e pode causar reações físicas tão fortes que é capas de paralisar o corpo da pessoa, o tornando incapaz de agir.


Ponto para a Evolução!

          O medo atuou como uma poderosa ferramenta evolutiva, impedindo que nos expuséssemos em demasia o perigo, fazendo assim com que trilhassemos um caminho mais longo pela historia evolutiva. O fato dos medos mais comuns que são de lugares altos e cobras, advem da época em que os primatas ficavam em arvores e o principal perigo era cair, e o principal predador eram as cobras.

Fonte: wikipedia o e outras .
https://pt.wikipedia.org/wiki/Medo

Comenta aí pode ser? ()