O vidro é solido?


A química responde: Não!Mas também ele não é liquido.


          Uma das estruturas mais comuns que nós temos contato, o vidro é uma mistura feita basicamente de Sílica (SiO2)  tem sua manufatura dominada já a milênios, porem ele não é classificado como solido. Segundo a química ele é um material AMORFO.

Exemplo de uma estrutura amorfa.

Amo-quem?

Estruturas químicas são classificadas em cristalinas e Amorfas. Estruturas cristalinas ocorrem com maior estrutura na natureza. Um dos exemplos mais fáceis de se visualizar é a estrutura cristalina de um diamante, onde os átomos de carbono de agrupam formando uma das estruturas mais resistentes da natureza.
Uma estrutura amorfa, tem sua constituição atômica ligeiramente desorganizada formando arranjos de formatos não lineares, um exemplo é o vidro, e por isso, ela não é classificada como solida.


Cores?

As cores do vidro antigamente advinham de “impurezas” na estrutura da sílica quando eram derretidas como por exemplo o oxido de alumínio, que confere a cor verde no vidro. Nos dias atuais o processo de pigmentação do vidro se da através de corantes especifico adicionados a sílica para resultar na cor desejada.

Fonte: IndústriaHoje e outras.
Comenta aí pode ser? ()