O período Cambriano.




Foi o período em que ouve um boom no surgimento da vida no planeta Terra gerando os grupos de espécies que temos hoje.


          O período cambriano ocorreu  entre 542 milhões e 488 milhões de anos atrás, e gerou a maior diversidade de espécies que se tem noticias na historia terrestre, muitos destes grupos encontrados até hoje.


Segundo o filme "Tremors" esses bichos são Pré-cambrianos!

E por quê?

Naquela época o planeta terra tinha apenas 4 continentes, sendo 3 deles menores, e um mega continente, e todos eles estavam situados em regiões tropicais do planeta. Eram eles  Laurência (parte central da América do Norte), Báltica (parte da Europa) e Sibéria (mesma região no leste russo); e um supercontinente no sul: Gondwana.
Todos os 4 continentes eram compostos basicamente  de simples rocha nua e estéril, já que neste período ainda não existiam plantas, ainda que alguns especialistas acreditem que nas regiões mais úmidas poderia crescer um manto composto de fungos, algas e líquenes.
Estas condições aliadas ao grande oceano chamado de Panthalassa de água morna e nenhuma glaciação favoreceu o surgimento da vida numa escala e diversidade jamais vista na Terra.


Evolução?

          Segundo os contestadores da teoria evolutiva o periodo cambriano supostamente provaria que a vida não necessariamente evolui, e sim pode surgir de determinada forma por “Acaso”. Teorias a parte, muitas das  espécies do cambriano prosperaram como os anelídeos, artrópodes, braquiópodes, equinodermos, moluscos monoplacóforos, onicóforos, esponjas, e priapulídeos.

Fonte: Wikipédia e outras.
Comenta aí pode ser? ()