Como funciona um silenciador?




O principio é simples, ele atua reduzindo a velocidade dos gases de escape produzidos pela queima da pólvora.


          Muito popular em filmes de espionagem, o aparato garante um disparo quase imperceptível. Mas para entender como funciona o silenciador, primeiro precisamos entender como o som é produzido. E uma dica: ele não é tão silencioso quanto nos filmes.

Silenciador por dentro.

O barulho

Só conseguimos ouvir alguma coisa por que as vibrações sonoras se propagam por um meio material, como o ar ao nosso redor. Estas Vibrações chegam até nossos ouvidos que o  faz vibrar e nosso cérebro decodifica essa vibração como som.
Quando um projetil de arma de fogo é disparada, a queima da pólvora gera gases de escape que se expandem muito rápido, gerando uma grande deslocação de ar, consecutivamente muito barulho.



A magica:

          O mecanismo do silenciador, que é conectado na ponta da arma tem uma serie de câmaras internas que reduzem a velocidade de escape dos gases, diminuindo assim o barulho causado pelo disparo. Mas não pense que o disparo é tão silencioso como dos filmes.  Um disparo de arma de fogo como uma pistola gera 160 decibéis. Quando um silenciador é acoplado, reduz cerca de 30 decibéis. Os outros 130 decibéis equivalem ainda ao ruído gerado por um avião ao decolar.

Fonte: Megacurioso e outras.
Comenta aí pode ser? ()