Ufologia – Homens de Preto.



Imortalizados pelo filme homônimo estrelado por Will Smith e Tommy Lee Jones, os MIBS fazem parte da cultura ufologia a bem mais tempo do que se imagina.


          Quando se falam em Homens de  Preto, a primeira imagem que nos vem a cabeça é de agentes governamentais, vestidos com terno preto, mal encarados e a fim de dar uma “prensa” em ufólogos que sabem demais, para não abrirem o bico, mas essa teoria é apenas uma de muitas.


G-Mann de Half Life.

Antecedentes históricos.

O aparecimento de homens de preto (chamaremos de Mib’s) data da década de 1950, começando primeiro nos Estados Unidos, mais ou menos na mesma época do incidente de Hoswell, estado do Novo México.
Contudo o termo só se popularizou em 1956 no livro de autoria de Gray Barker. No livro A Enciclopédia UFO, volume 3, por Jerome Clark, o arquétipo de encontro com Mib’s teria ocorrido em 1953, quando o editor Albert K. Bender teria descoberto o segredo por trás do acobertamento dos OVNIS, e quase que imediatamente teria sido abordado por 3 indivíduos, trajando terno preto e chapéu, que indicaram que seria mais “saudável” que ele permanecesse em silêncio sobre suas descobertas.
Bender imediatamente acusou abertamente o governo de tentar intimida-lo, porém caiu em algumas controvérsias e o caso acabou ganhando ares sobrenaturais.
Curiosamente, o próprio Bender se dizia cético ao fenômeno Mib, até ele próprio ser visitado. Estratégia de marketing  ou não, o termo pegou.


Eram os Mib’s astronautas?

          Algumas vertentes da historia dizem que os Mib’s são um tipo de força tarefa alienígena, que não querem que o segredo de sua existência seja revelado, para que eles possam continuar suas atividades, sejam ela qual for, em paz e tranquilidade.

Acorde e brilhe, Dr. Freeman...

          Na aclamada serie de jogos Half Life, da desenvolvedora Valve Soft, existe um personagem que é a descrição perfeita de um Mib. Ele é conhecido pelo codinome G-Man, que significa Governent-Man, ou Homem do Governo em tradução literal. Conforme o passar do jogo, percebe se que o G-Man é bem mais que um agente do governo, e as teorias apontam que ele seja uma espécie de Deus ou entidade cósmica que vem manipulando os rumos da humanidade.

Fonte: Wikipédia e outras.
Comenta aí pode ser? ()