Telescópio - O queridinho da astronomia.




Utilizado pela primeira vez por Galileu Galilei para observar o céu, deriva de um outro aparato.


          Que Galileu Galilei é considerado o pai do telescópio, isso é verdade, porem o invento por ele desenvolvido entre os anos de 1609 e 1610, trata se de um aprimoramento de um invento criado em 1608 pelo inventor Holandês Hans Lippershey.


Aumentou, mas não inventou.

O aparato desenvolvido por Hans Lippershey era um combinado de lentes de óculos e um tubo, era uma espécie de luneta pequena, que era mais considerada um objeto domestico comum, e até o presente momento, não tinha sido utilizado para contemplar o ceu.
Ao tomar conhecimento dos detalhes da invenção do holandês, Galileu Galilei aplicou o mesmo conceito, porém  gerando um equipamento cerca de 3 vezes mais potente, e que foi sendo aprimorado ate resultar no seu famoso telescópio. Feito isso, Galileu pode apreciar a superfície da lua pela primeira vez e descobriu que ela tinhas crateras, diferente do que se imaginava, que ela era perfeitamente plana.



Luneta ou telescópio.


          Lunetas e telescópios refratores são basicamente a mesma coisa, a única diferença é que a luneta não inverte a imagem e o telescópio inverte, e as lunetas  costumam ser um pouco mais simples e portáteis que os telescópios.

Fonte: AstroBrasil e outras .
Comenta aí pode ser? ()