Os Moais da Ilha de Pascoa.





Os Moais da ilha de Pascoa são famosos e chamam bastante a atenção, são cerca de quase 900 estatuas de pedra gigantes.


          Os Moais da Ilha de pascoa chamam a atenção principalmente pelo tamanho e pela quantidade. São mais de 887 estatuas de pedra que pesam cerca de 10 toneladas cada, e estão espalhadas pela ilha de Pascoa no Chile, e datam de  1250 até 1500 e foram feitas pelo povo Rapanui.

Ilha de Pascoa - Chile.

Tipos

Existem 3 tipos de Moais na ilha, o primeiro tipo é feito de uma pedra vulcânica avermelhada extraída do vulcão Puna-Pao ,e essa categoria de Moal é caracterizado pela presença de pálpebras e de um tipo de chapéu característico chamado Pukão. Existem cerca de 250 destas e estão a cerca de 20 km de distancia do vulcão.
A segunda categoria tem ricas inscrições na linguá Rongorongo, também são ornamentadas com desenhos detalhados e diferentes do primeiro tipo, não possuem o pukao, e suas inscrições lembram bastante os hieroglifos egípcios, mas não é possível descobrir o que está escrito.
A ultima categoria é das estatuas conhecidas como “Tukituri” são as que possuem pernas, e estão na posição de sentado, e com os braços pousados ao lado do corpo. Algumas destas apresentam uma especie de genitália.

Wikipédia – A liberdade da informação.


Para todos os gostos.

          As estatuas em si são bastante diferentes podendo chegar a ter 4,5 o u6 metros, em media, mas algumas tem quase 20 metros, e podem pesar de 1 a 27 toneladas. A teoria mais aceita pelos pesquisadores é que o povo Rapanui ergueu estes monumentos como homenagem a seus lideres e falecidos.

Fonte: Wikipédia  e outras .
Comenta aí pode ser? ()