Estrelas – Fotos do passado.



As estrelas que vemos no céu numa noite comum, são apenas uma foto de como elas eram a muito tempo.


          O universo é incrivelmente grande. Muito mesmo, tanto que existem unidades de medida especificas para trabalhar com tamanhas distancias. A que citaremos é talvez a mais famosa, que é o ano-luz.

Proxima centauri - vizinha de 4,3 anos luz de distancia.

Conceitualmente

Uma das propriedades da luz é que ela é um limite de velocidade universal. Nada conhecido pode se deslocar mais rápido que a luz. A sua velocidade é próxima de 300,0000 quilômetros por segundo. Agora para nos situarmos a respeito das distancias astronômicas, tomamos nosso sol como referencia. A luz que sai do sol demora 8 minutos para chegar até o planeta Terra.  Se o sol repentinamente sumisse, demoraríamos 8 minutos para notar.
Agora extrapolando este conceito, vamos para a segunda estrela mais próxima da Terra. Trata-se de Proxima centauri, a 4,3 anos luz de distancia da terra. Quando olhamos para ela no céu, a vemos como ela era a 4,3 anos atrás.

Link para matéria relacionada

Deja-vú.

          Nossa galáxia tem cerca de 100.000 anos luz de diâmetro, e nosso universo observável tem cerca de 13,8 bilhões de anos luz de fronteira observável. Quando olhamos para o céu, podemos estar observando estrelas que nem estão mais lá. Ou seja, fotos do passado.

Fonte: Wikipédia e outras .

Comenta aí pode ser? ()