Bonsai - A natureza em miniatura.




O termo que nos remete diretamente ao Japão significa cultivado em bandeja, e se tornou um dos muitos ícones da cultura japonesa.


          Mas vai mais alem do que ser apenas plantado em um vaso ou bandeja, como diz o ideograma. Um bonsai legitimo deve ter as mesmas características e padrões que sua contraparte de tamanho normal.

O Bonsai mais velho do mundo tem 550 anos.


Made in Japan. Não... pera...

Apesar de quase todo mundo achar que o bonsai é uma arte oriunda do Japão, na verdade ela teve inicio na china por volta do ano de 700 a.c, em uma técnica que eles chamavam de “Pun-sai” e estas pequenas arvores eram dadas como presente te luxo.
Foi durante o período de Kamakura que o cultivo do Bonsai foi introduzido na cultura japonesa, época esta onde os japoneses copiaram muito da identidade chinesa. E as técnicas do cultivo dos bonsais foram associados a cultura Zen-Budista.


Obra de arte cientifica.

          São diversas as técnicas empregadas para a restrição do crescimento dos bonsais. Como a poda das raízes, uso de adubos com pouca concentração de nitrogênio, e a rega bem controlada são os fatores mais comuns. Não vale nada de arvores e especies com melhoramentos genéticos.

Fonte: Japão em Foco e outras.
Comenta aí pode ser? ()