A explosão do Biquini.




Lançado em 1946 em uma piscina na França, esta peça do vestuário feminino causou uma verdadeira explosão na moda.


          O biquíni é uma peça derivada diretamente do maio, que consiste em 2 peças separadas que cobrem as partes superior e inferior da mulher, mas de forma bem mais diminuta do que sua antecessora, e para época essa liberdade visual era tida como rebeldia ou audácia feminina.


 

 


Peças disponíveis na Zaful Online


Atol de biquíni.

A peça leva o nome de Biquíni por causa dos testes nucleares realizados  pelos EUA na década de 40. O nome seria para dizer o efeito que a peça causaria: uma explosão nuclear na moda daquela época.
Entretanto, apesar da reivindicação de patente ser francesa, a registros históricos de peças semelhantes em mosaicos romanos, indicando que a peça é bem mais conhecida do que se noticiava na época.


Com o passar das décadas o biquíni também foi mudando e ficando cada vez mais curto, aqui nas terras brasileiras ganhou algumas variações que chamaram a atenção, como a tanga, um tino tecido que era amarrado em volta da cintura, para dar um pouco mais de “discrição”, e também em contra partida apareceu o nem tão discreto assim,  Fio dental.
Existe também um paralelo "fictício"masculino um tanto inusitado, o Menquini, traje este ficou famoso no filme "Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América", de 2006.


Importância histórica.

          Talvez o maior dos feitos do biquíni foi ter iniciado uma era onde a mulher era livre não só pra escolher o que usar, como também o que não usar e decidir tudo o mais que fosse da sua vida. Podem colocar na conta do biquini a invenção do Topless.

Fonte: Zaful, Jessica Novaes,  Wikipédia e outras. 
Comenta aí pode ser? ()