Wikipédia – A liberdade da informação.




A famosa enciclopédia livre da internet é criada de forma colaborativa desde 2001.


           A Wikipédia começou formalmente em 15 de Janeiro de 2001 com a premissa simples, porém extremamente audaciosa de criar uma enciclopédia que pudesse ser editada de forma corporativa pelos próprios usuários da rede, criando seus artigos e conteúdos de forma independente, e sendo revisado pelos próprios leitores.


Até paródia tem!

Abemos Wikí!

A ideia de reunir todo o conhecimento da humanidade em um único lugar já e velha, vem desde a antiguidade e passou por tentativas memoráveis como a antiga biblioteca de Alexandria, mas devido a quantidade colossal de informação produzida no mundo diariamente, seria uma tarefa extremamente inglória e dispendiosa  se esta informação precisasse ser “Estocada” fisicamente.
Com o advento da internet esta tarefa tornou se mais simples, mas não menos grandiosa, mas digitalmente, armazenar toda a informação do mundo agora era possível.
A tentativa de criar uma enciclopédia digital corporativa não originou se na Wikipedia, pelo contrario, varias tentativas anteriores falharam por motivos diversos, mas destas tentativas um projeto em especial acabou se destacando e veio a ser o antecessor direto da Wikipédia, a Nupédia, que curiosamente era para ser alimentada pela Wikipédia, e revisada por uma equipe fixa, fazendo na Nupédia uma versão vais refinada na Wikipédia.
Porém a ideia da Wikipedia deu tão certo que acabou por engolir a própria Nupédia.


“Tretas”?

          Sim! Muitas! O processo de revisão e correção da Wikipédia também já foi usado para o mal. Ouve um episodio em que a gigante da informática Aplle editou o artigo da Microsoft, acrescentando informações negativas sobre a empresa. Bill Gates por sua vez fez a mesma coisa no Artigo da Aplle. Esse foi apenas um deles, Polemicas envolvem desde o ex-presidente norte Americano Jorge W. Bush, até o Vaticano.


Pros e contras.

           A principal alegação contra as informações contidas na Wikipédia é a dificuldade da verificação das fontes do conteúdo ali exibido, visto que qualquer pessoa pode criar um artigo a respeito do que quiser, cabendo a comunidade corrigir e fiar as fontes utilizadas, e averiguar a qualidade do conteúdo disponibilizado.
Existe até uma parodia da Wikipédia, é a Desciclopédia, um site que imita o estilo de artigos da Wiki, mas o conteúdo é de cunho humorístico, normalmente contendo piadas e sátiras do tema proposto pelo artigo.

Fonte: Wikipédia e outras.
Comenta aí pode ser? ()