O Grande Boom.



O Big-bang é a teoria dominante sobre a origem do universo, que diz que tudo partiu de um único ponto.


Essa teoria cosmológica refere se a ideia que antes do universo existir , a cerca de 13,8 bilhões de anos atrás, tudo o que o universo é, estava compactado num espaço extremante denso e quente e que passou a inflacionar chamado assim de “grande explosão”.

O Mapa de Radiação Cósmica de fundo é uma das bases para a teoria do Big-Bang.

Fundamentação


Georges Lemaître propôs o que ficou conhecido como a teoria do Big bang, baseado na teoria da relatividade de Albert Einstein, mas que na época era chamado de teoria do átomo primordial, também baseado em teorias como a da homogeneidade e da isotropia.
O ponto de partida veio da observação da distanciação das galaxias. Galaxias distantes observadas estão se distanciando, fato este que foi proposto primeiramente por Edwin Hublle ao detectar o desvio para o vermelho das galaxias. O raciocínio implica em que se as galaxias estão se afastando, tudo em algum determinado tempo atrás estava junto. Obviamente tratamos aqui de uma simplificação da explicação que é toda fundamentada em observações do universo.  


A única?

         Apesar de aceita como a mais provável, a teoria do Big Bang não é a única que procura explicar a origem do universo. A teoria do loop gravitacional também tem seus adeptos.

Fonte: Wikipédia e outras.
Comenta aí pode ser? ()