De onde vem o Petróleo?



De plantas e animais mortos enterrado a milhões de anos atrás.


          O petróleo é um combustível de origem fóssil, que trata se de uma mistura complexa de hidrocarbonetos. É uma substancia viscosa, normalmente menos densa que a água, e tem um forte odor característico. Seu nome origina do latim que quer dizer literalmente “Óleo de pedra”.


Exemplo do Refino do Petróleo.

E da onde vem?


A groso modo, o petróleo é resultante do acumulo orgânico de plantas e animais mortos, como dinossauros. Ao morrer seus restos se acumulavam em bacias sedimentares, e com o passar do tempo, as camadas de sedimento cobriram estes restos e foi criando calor e pressão, onde desencadearam uma reação química convertendo a matéria em petróleo.
O uso do petróleo remete a 4000 antes de cristo na Mesopotâmia, onde era empregado em pavimentação de estradas, calafetagem de casas e estruturas de grande porte e empregado para iluminação. Seu uso em larga escala como combustível começou  em meados do século XIX.


Perigo a vista.

          O problema no uso do petróleo esta na liberação de gazes geradores do efeito estufa, que vão gradativamente elevando a temperatura do planeta. Estima-se que desde a primeira revolução industrial, a temperatura media mundial já aumentou  0,8 graus Celsius.

Fonte: TodaMatéria e outras .
Comenta aí pode ser? ()