Pasteurização – sacada de gênio.




Procedimento que consiste na mudança de temperatura dos alimentos mudou a historia.

   
          O procedimento foi desenvolvido pelo químico francês Louis Pasteur no ano de 1864, que consiste basicamente em aquecer o alimento por um determinado período, a uma temperatura acima de 65 C° e o resfriar abruptamente. Esse processo elimina os micro-organismos presentes, aumentando assim a vida útil dos alimentos.


Exemplificação do processo de pasteurização.

Vai um leite ai?

Um dos maiores problemas em se transportar o leite no final do século XIX era sua alta taxa de pereciosidade, ele estragava muito facilmente e não poderia ser transportado por grandes distancias.
Foi ai que Franz von Soxhlet propor a aplicação do método de Louis Pasteur no leite in natura e após comprovada sua eficiência, deram inicio a uma nova era, pois a partir disto, a pasteurização como foi chamada passou a ser uma medida sanitária fundamental na conservação dos alimentos.


A arte na guerra.

          O procedimento era adotado nas trincheiras da primeira guerra mundial, consistia em reaproveitar as latas de comida, encher com algum alimento disponível e veda-la com cera ou o que tivesse disponível e em seguida ferver a lata a fim de aumentar a sua durabilidade. Não era tão eficiente quanto a pasteurização, mas quebrava bem o galho.

Fonte: Wikipédia e outras .
Comenta aí pode ser? ()