Panela de pressão nuclear.




A grosso modo um reator nuclear pode ser explicado como uma panela de pressão de alta tecnologia.


          Um reator nuclear funciona com o principio da conversão de energia térmica liberada pelo processo de fissão nuclear do combustível, que aquece a água, que por sua vez faz girar uma turbina, convertendo assim a energia cinética em energia elétrica.


Centrifugas para processamento de urânio.


U-235 ou U-238?
O principal combustível das usinas é o MOX (mistura de óxidos de urânio) uma mistura de Urânio 238 e seu “Irmão” mais ativo o urânio 235, que misturado em proporções adequadas dera o combustível para geração de energia, ou em outras proporções, armas nucleares.
O enriquecimento do urânio da se através de maquinas conhecidas como centrifugas que separam os átomos mais pesados do urânio 238 dos mais leves, num processo que envolve altíssimas rotações.


Fumaça?


          A enorme “chaminé” característica das usinas nucleares na verdade são torres de resfriamento e a fumaça liberada na verdade é vapor de agua. O problema é o armazenamento dos resíduos do processo de geração, que podem manter se radioativos por milhares de anos e devem ser feitos de forma extremamente cuidadosa para evitar acidentes.

Fonte: Wikipédia e outras .
Comenta aí pode ser? ()