Cometa, asteroide, pedra ou aerólito? Qual a diferença?



São sutis mas existem, principalmente entre cometa e asteroide.


       Entre o Céu e a Terra existem mais corpos celestes do que nossa vã filosofia pode supor. A frase não é bem essa mas encaixa se muito bem na ocasião.


Cometas e asteroides.

Cometas são, a grosso modo, bolas de gelo suja oriundas de fora do sistema solar, que quando chegam próximos o suficiente, o calor solar derrete o gelo e forma sua calda característica.  Já os asteroides são pedaços de rocha solida que normalmente orbitam uma faixa entre Marte e Júpiter, o famoso Cinturão de Asteroides e que ocasionalmente são atirados em direção a Terra.
Quando um asteroide adentra a atmosfera terrestre, ocorre a incineração pela fricção, fazendo o incendiar, dando o nome de meteoro, também conhecido como estrela cadente. Se a atmosfera não o incinerar por completo, e ele chegar a colidir com o solo, transformando o em um meteorito.


Dinossauros?

          O meteoro que caiu na península mexicana de Yucatan, a cerca de 65 milhões de anos a traz, tinha cerca de 12 quilômetros de diâmetro , e carregava o potencial energético de 1 bilhão de bombas de Hiroshima. Estatisticamente, a Terra é atingida por um destes a cada 65 milhões de anos, entretanto ate o presente momento nenhum corpo deste tamanho que possa estar em rota de colisão com a terra foi detectado. Ufa!

Fonte: Terra e outras.
Comenta aí pode ser? ()