Uma esfera de Dyson é possível?



Sim, mas atualmente é ficção cientifica.

          A esfera de Dyson é uma mega estrutura teorizada pelo físico e matemático inglês Freeman Dyson, que orbitaria uma estrela a fim de capturar a energia por ela emanada, como numa espécie de painel solar gigantesco, a fim de atender a demanda energética de uma civilização tecnologicamente mais desenvolvida.


Nidavellir, a forja do Mjonir e do StormBreaker é uma esfera de Dyson

Possível? Sim. Viável? Provavelmente não.

Construir uma estrutura que seja grande o suficiente para envolver, mesmo que parcialmente uma estrela é um desafio de proporções, no mínimo, astronômicas, por que envolveria não só conhecimento teórico e cientifico extremamente avançados, como muito tempo e recursos.
Para uma estrutura deste porte seriam necessários explorar minérios de outros planetas e asteroides, visto que não existe metal suficiente no planeta para isso, e com isso enormes somas de energia, para transporte e montagem. O tempo também seria um fator relevante, seriam necessários séculos, talvez milênios para sua conclusão.


Cinema então?

          Apesar de ser impossível para uma civilização como a humana atualmente construir uma esfera dessas, a ideia já foi explorada em filmes, livros e jogos de ficção cientifica por se tratar de uma ideia bem interessante, mas é possível que com o avanço da tecnologia, encontre se uma forma mais simples de utilizar a energia proveniente das estrelas.

Fonte: SNS e outras.
Comenta aí pode ser? ()