O quê são os bits de um Console?




São a quantidades de bits que os processadores conseguem processar em um impulso de clock.


       E isso influencia diretamente na qualidade e capacidade de processamento do seu console. Os mais antigos consoles da 1° e 2° geração utilizavam processadores de 8 e 16 bits, nos dias de hoje, os consoles de 8° geração utilizam processadores 64 bits multi- núcleo.

Placa de um Atari 2000.

Bits e mais bits

Os consoles de vídeo game começaram a se popularizar no Brasil a partir da década de 90, onde os consoles de 3° e 4° geração com processadores de 16 e 32/64 bits, os mais famosos exemplos são o Super Nintendo, e o Nintendo 64, com processador de 64 bits.
A partir da chegada do Playstation 2 , era a vez dos consoles de 6 geração, com seus 128 bits, mas engana se quem acha que o PS2 foi o pioneiro, foi o Sega DreamCast, em 1998, que também consolidou os jogos em CD, ajudando a terminar coma  era do cartucho.


E por que temos menos bits agora que antes?

       Por que o que manda não é somente a quantidade de bits processados de uma única vez, e sim a quantidade de vezes que ele faz isso em um segundo, os primeiros tinham a velocidade de 220 mHz ou seja,  220 .000.000 vezes por segundo, atualmente tempos processadores de 8 núcleos  de 4,0 GHz ou seja 8 x 4. 000.000.000 operações por segundo. Sem contar as placas de vídeo dedicadas que fazem funções semelhantes apenas para processar os gráficos que tanto adoramos que também estão na casa dos Ghz.


Fonte: Mundo Freak.
Comenta aí pode ser? ()