Por que Saturno tem anéis?


 Por causa da gravidade, e possivelmente de uma lua desintegrada.


          Que os anéis de saturno são muito belos, disso ninguém duvida, mas por que estão lá, ainda ninguém conseguiu determinar exatamente o que o formou, mas os cientistas trabalham com duas principais hipóteses, um cometa pego e triturado pelas forças gravitacionais, e a outra uma lua destruída pelo impacto com um meteoro.

Sólidos, Líquidos ou gasosos?

Basicamente são compostos de gelo, poeira e rochas, e ao contrario do que muitos pensam, existe bastante espaço entre os fragmentos de rocha , muito longe de ser uma estrutura “solida” como muitos pensam.
E apesar de terem centenas de milhares de quilômetros de diâmetro, tem apenas 1,5 km de espessura, e estudos recentes apontam que surgiram  a apenas alguns milhões de anos, derrubando a teoria anterior que eles seriam oriundos os restos de formação planetária.

Ilustração do J1407b por Ron Miller

O senhor dos anéis?

           Apesar de seus anéis serem incríveis, estão longe de ser os maiores anéis planetários conhecidos. O titulo de “O senhor dos Anéis” fica com o J1407b, um gigante gasoso com massa provavelmente superior a Júpiter, que tem anéis cerca de 200 vezes maior. Se estivessem em saturno, poderiam ser vistos da terra a luz do dia, e seriam maiores que a lua cheia.

Fonte: Wikipédia e BBC.
Comenta aí pode ser? ()