O que define o calibre de uma arma?



É o diâmetro interno do cano da arma.


Toda arma de fogo possui um calibre, e ele é determinado pelo diâmetro interno do cano, que pode ser dado em milímetros ou em polegadas, e alguns calibres pode ser intercambiáveis como o .380 também serve em armas 9 mm.

Diagrama de um cartucho.
Bala é de chupar!

Um cartucho de arma de fogo é composto por 4 elementos basicos: O projetil que é a parte disparada, o estojo que contem o propelente, que é polvora, mas não a negra, e a espoleta que detona a pólvora.
E dentre estes 4 elementos, praticamente tudo pode variar, mas a principal variação é do projetil, que pode ser feito de aço inox, chumbo, cobre e diversas outras misturas, mas também outra coisa que influencia é o cano da arma, que pode ser lisa (alma lisa), ou ter estrias (alma raiada), fazendo o projetil sair em rotação, melhorando a precisão e o alcance.




Dum-dum pode?

         Projeteis de ponta expanciva popularmente chamadas de dum-dum, quando colidem com o alvo se expandem aumentando o nivel de dano causado a vitima, tem seu uso proibido até em guerras, pela convensão de Haia e o protocolo de genebra, o que não impediu seu uso em larga escala pelas guerras e gerrilhas mundo afora.

Fonte: Super Interessante e outras.
Comenta aí pode ser? ()