Como a radiação nos afeta?




Destruindo as células do corpo, e pode ser fatal.


          Quando falamos de radiação, consideramos dois tipos, as não ionizantes, que são de baixa energia e as ionizantes, que são de alta energia, e estas sim são potencialmente mais perigosas para as células vivas.  

Sim, já usei essa imagem em outro post, mas ela é auto explicativa.

Alfa, beta e gama.

As radiações alfa e beta não chegam a causar danos no corpo, as partículas alfa são detidas ate por uma folha de papel, as do tipo beta penetram em apenas 1 milímetro na pele, não causando risco.
O problema vem com a radiação do tipo gama, que pode penetrar profundamente a matéria, sendo detida apenas por grandes quantidades de matéria, como concreto e chumbo, e danificam o DNA quando atravessam as células vivas, causando a morte, ou a alteração das células, podendo provocar câncer.


No Brasil.

          O pior incidente radioativo registrado no Brasil foi em Goiânia-GO em 13 de setembro de 1987, quando uma capsula contendo césio-137 provinda de uma maquina de raios-X foi aberta inadvertidamente por um proprietário de um ferro velho, que encontrou  a capsula em um antigo centro de saúde abandonado. O incidente causou a morte direta de 104 pessoas e afetou mais de 1600 posteriormente.

Fonte: SuperInteressante e outras.
Comenta aí pode ser? ()