Como enxergamos as cores?




Por causa dos fótons e dos cones e bastonetes nos olhos.

           Conseguimos enxergar, primeiro por causa da luz. A luz é composta por fótons, partículas carregadas de energia, que ao colidirem com os objetos, perdem uma parte da sua carga energética, gerando as cores e são refletidos. Ao ser absorvido pelos cones ou bastonetes do olho humano, o cérebro interpreta essas informações gerando assim as imagens.



Aditivo ou subtrativo.

As cores são geradas através do comprimento de onda dos fótons, e as cores que podemos enxergar, compõem apenas uma fração minúscula do espectro eletromagnético, que vai das ondas de radio até os raios gama.

Relação entre o comprimento das ondas, tamanho, frequência e temperatura.


As duas teorias que temos para tentar entender a luz são as teorias, a aditiva que é aplicada quando utilizamos luz irradiada, como em um monitor, nessa teoria as cores primarias são o vermelho o verde e o azul. Por sua vez, a teoria subtrativa é utilizada para luz absorvida, como em um livro, nesta teoria as cores primarias são o vermelho o azul e o amarelo.


Tetracromia.

         É uma condição desenvolvida apenas por mulheres, no qual o olho desenvolve um quarto tipo de cone, normalmente temos 3 tipos, um para detectar o vermelho, um para o verde e um para o azul, mas esse quarto cone permite a portadora a visualizar uma gama de cores muito maior, mesmo em condições de iluminação inferior

Fonte: BBC e outras.
Comenta aí pode ser? ()