A ufologia é uma ciência?



Não, mas deveria. E o principal problema são os charlatões e o misticismo.

          A ufologia sofre do mesmo mal que a alquimia sofreu na idade media: o Misticismo, e aliado a isso, uma crescente de charlatões que fraudam imagens e forjam relatos acabaram por denegria a imagem da ufologia, tornando assim um campo minado para carreira de um cientista que ousa se aventurar por essas terras.

Fato x Ficção.

Tirando todo o “Joio” da Ufologia, ela sim é um ramo multidisciplinar que envolve varias áreas, tanto da engenharia, da biologia, astronomia e ate mesmo ciência forense. Atualmente a ciência que mais se assemelha a ufologia é a exobiologia, o estudo de coma vida pode se desenvolver em ambientes extraterrestres.
O problema é que, para a ufologia, ainda falta muito rigor técnico, o que é inerente ao estudo cientifico, e ocorre também uma discriminação por parte da comunidade cientifica aos profissionais que se dedicam o estudo a uma não ciência.

Dana Scully e Fox Mulder, protagonistas de Arquivos X.

Mulder e Scully.

          No clássico seriado dos anos 90, Arquivos X, exibido no Brasil pela rede Record, apesar de também abordar temas paranormais, fala sobre a ufologia, e mostra de forma bem caracterizada como a ufologia é tratada num ambiente serio, e como seu pesquisador é tratada de forma degradante e desacreditada. Vale a pena conferir.

Fonte: SuperInteressante e outras.
Comenta aí pode ser? ()